quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Dom Hélder: o Dom da Paz

O post de hoje tem 2 objetivos: primeiro, agradecer as visitas e comentários sobre o blog que já andei recebendo no próprio blog e em meu e-mail. Continuem visitando, pois esse é um espaço feito por vocês e para vocês. O segundo objetivo está no título - hoje inicia-se oficialmente pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) as comemorações acerca dos 100 anos de Dom Hélder Câmara, também chamado de "O Dom Da Paz".

Você pode estar se perguntando: por que falar de Dom Hélder com tanto a dizer? Primeiro, porque Dom Hélder foi um homem que, acima das iniciativas da Igreja Católica, teve um lado humanitário extraordinário. Conheço pessoas que estiveram ligadas diretamente a ele, fosse através de trabalhos na Arquidiocese de Olinda e Recife ou através da JUC (Juventude Universitária Católica) durante os anos 60, 70. Pena que seus feitos, iniciados dentro de uma perspectiva mais progressista, não foram levados em consideração durante muito tempo, sendo o mesmo visto como alguém propenso ao Comunismo, o que para a época era algo inadimissível, uma vez que o mundo vivia a Guerra Fria.

Segundo, porque comemorar a passagem de Dom Hélder (e ano que vem, se estivesse vivo, completaria 100 anos), é um acontecimento marcante não somente para o Recife, mas para o Brasil como um todo. Para quem se lembra, na sua penúltima visita ao Brasil, o ex-Papa João Paulo II encontrou-se com o Dom, que emocionado, não conteve as lágrimas ao dizer que aquele era um acontecimento único em busca de uma maior união em prol do ideal católico de levar a palavra de Deus a todos os brasileiros e, porque não, todos os povos.

Dom Hélder nos deixou em 1999, mas sua obra, apesar de tentar ter sido apagada pelos conservadoristas da Igreja como o atual Dom José Cardoso Sobrinho, representante da Arquidiocese de Olinda e Recife desde a destituição do "Dom da Paz", permanece até hoje no coração daqueles que consiguiram compreender sua mensagem de amor e fé em busca de um mundo mais justo e pensado nas causas humanas, coisa que falta e muito nos tempos atuais, onde pessoas morrem por causas fúteis e estragam suas vidas com drogas e bebidas. De onde está, creio que Dom Hélder ainda acredita no rebanho, mas vê que poucos são os homens de fé que ainda crêem que a palavra divina tem força.

Deixo a vocês uma pequena biografia de Dom Hélder feita pela competente FUNDAJ em seu site: http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=301&textCode=939&date=currentDate

Bom resto de semana a todos, verdadeiramente agora depois de tantos feriados!

2 comentários:

  1. Oi, Diogo!

    Adorei a proposta do blog, visto que é extremamente importante termos ciência da nossa história, já que nós somos "a própria".
    Sempre que puder, estarei marcando presença por aqui.
    Ah, amei a indicação dos filmes, eu adoro filmes baseados na história, e vou adorar assisti-los.

    P.S: Gostaria de ler algo sobre "mitos e verdades" sobre a Reforma e Contra-Reforma...E, se tiver alguns segredinhos acerca disso, seria muito bom. rs rs

    Beijão,
    Isabella Brayner

    ResponderExcluir
  2. Diogo Seu blog está demais,
    e com o Tema certo Historia,
    Melhor Professor de historia
    é Diogooo..

    Beijoss

    Princesa!

    ResponderExcluir

Comente, faça diferente, participe do debate!