segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Crimes em nome de Deus

Essa postagem foi solicitada por minha amiga Isabella Brayner, que mui distante está fisicamente, mas perto está em termos de conhecimento e curiosidade sobre a História.

Hoje, como o título sugere, a postagem é sobre algumas curiosidades sobre o famigerado Tribunal da Santa Inquisição. É notório o mal praticado pela Igreja Católica em toda Europa Média e Moderna um dia, entretando há muitos mitos também sobre sua atuação. Consultando duas obras como referência para os estudos (O Martelo das Feiticeiras e O Manual dos Inquisidores, ambos traduzidos e comercializados pela Editora Record), eis aqui algumas características interessantes:

  • A Inquisição perseguiu e torturou os Tempários acusando-os de crimes sem nexo, como pedofilia, homossexualismo e heresia para com a figura de Cristo. Era muito improvável que eles tivessem praticado esse tipo de crime, uma vez que eram servidores da Ordem Católica e devotos fervorosos de suas convicções religiosas;

  • Entre os métodos de tortura mais comuns praticados pelos inquisidores (questionadores) estavam o interrogatório marcado (as perguntas induziam o acusado a responder o que os inquisidores desejavam ouvir); a cama de madeira que esticava os membros até deslocá-los do corpo; a barra de ferro em brasa próxima ao corpo ou marcando (usava-se também uma colher em brasa para a língua); o "fura-bruxas", um sistema de facas que procurava a "marca do demônio" no corpo da mulher acusada; o sexo forçado feito pelas ditas "bruxas" com os padres confissores; a ponta de ferro, cujo(a) acusado(a) ficava suspenso por cordas e com uma afiada ponta de ferro introduzida em seu ânus até a morte (detalhe, havia até platéia para observar a tortura); a cadeira da morte, cujo acusado era colocado com as mãos para trás atadas, o pescoço preso a uma corda em um bloco de madeira e outro bloco prendendo os pés (como o dos escravos) e estes expostos a carvão em brasa para queimar a sola dos pés; a famosa fogueira em praça pública; o arremesso das bruxas, de onde jogavam-se as mulheres de um lugar extremamente alto capaz de fazê-las morrer quando do impacto com o solo; a estaca no peito, entre outros.

  • Detalhe importante: todo herege julgado pela Inquisição nunca voltaria a ter sua vida normal. Mesmo que passado pelo crivo mais cruel do Tribunal, sempre haveriam seqüelas das torturas que o impediriam de viver.

  • Existiram de fato dois tribunais da Inquisição: um durante a Idade Média, cruel; e outro sanguinário e extremamente impiedoso durante a Idade Moderna.

Bem, espero ter podido ajudar com essa curiosidade sobre a Igreja Católica e espero que não confundam o que foi feito um dia com o que é feito hoje. Lembrem que os tempos são outros e os conceitos também. Oficialmente o Tribunal da Inquisição foi extinto há anos, entretanto nada impede que, dentro de uma determinada necessidade, ele seja reativado. Vamos torcer para que não!

Outras sugestões de temas ligados à Heresia e Igreja Católica que vocês podem pesquisar: Os Cátaros, Os Valdenses, O Luteranismo, O Calvinismo, O Anabatismo e o Presbiterianismo.

3 comentários:

  1. Meu caro,
    Adorei a publicação. De fato, a Igreja Católica foi, e é, uma grande ditadora.
    Vai de cada um saber discernir se o que ela proclama é realmente correto.
    É muito pessoal, mas eu ainda acho que as pessoas fingem, ou não sabem, que isso tudo aconteceu.
    Tudo bem que mudaram algumas coisas, mas a essência ainda é a mesma, cheia de restrições, cheia de dogmas obsoletos, de pensamentos retardatários...

    Tá bom, senão algum fervoroso de plantão pode vir pra cima de mim.
    Mas eu já sei o que responder a eles: estudem História!
    rs rs
    Beijão, e obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Ps: eu assisti esse fds o "Carlota Joaquina, a princesa do Brazil" e ri demais...o filme é ótimo!

    ResponderExcluir
  3. Ola,

    acho legal incluir na lista de filmes
    "As Brumas de Avalon" e em "Defesa da Honra"

    Abraços

    ResponderExcluir

Comente, faça diferente, participe do debate!