sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

A Casa Preta e Branca... ou de saia, talvez.

Primeiramente, gostaria de pedir desculpas pela atualização só estar sendo feita hoje. Essa semana foi deverasmente corrida com a volta às aulas das redes particular e pública, o que consumiu minha vida por demais. Mas não esqueci que somos mochileiros da História e hoje trouxe uma discussão a respeito das prévias eleitorais para a Casa Branca (EUA), que aparentemente não nos envolve diretamente (digo, pensando em termos de Brasil), porém não é bem por aí.

Desde que foi anunciada a "Nova Corrida pelo Ouro" nos EUA (digo, corrida para chegar ao posto mais cobiçado da política mundial atualmente - o de chefe da nação "mais poderosa" do mundo atual) que vejo 3 realidades diferentes nos candidatos mais cotados para disputar as reais eleições no segundo semestre: temos um ex-combatente do Vietnã (Senador John McCain - Partido Republicano), um negro que tenta contradizer o histórico racista da sociedade norte-americana e ser o primeiro a ocupar o posto de Mr. President (Barak Obama - Democrata) e a ex-primeira dama Hillary Clinton (também Democrata, ficou conhecida como a mulher traída pela secretária particular do ex-presidente e ainda atual marido, Bill Clinton).

Conversando com outros companheiros de trabalho da área de História dos colégios que trabalho, percebi que todos nós temos uma leve simpatia (perceba o leve...) pelo candidato que DEVE vencer o pleito em outubro. No nosso entender, Obama é o mais capaz para ocupar o cargo tendo em vista que a antiga estrutura do "Império Americano" começa a ruir cada vez mais rápido por conta desse governo de velhos dinossauros (Gerontocracia). Um filho de imigrantes nascido na América tem a chance de poder fazer a história norte-americana mudar completamente e sair do foco da Guerra contra o Terrorismo e deixar de lado essa estupidez em não concordar com a assinatura do Protocolo de Kyoto, contribuindo na luta contra o Aquecimento Global.

A sociedade americana cansou de seus velhos ídolos e está dando provas disso. As eleições nos EUA esse ano tem tudo para serem as mais disputadas depois da fraude de George W. Bush contra Al Gore em 2001. As mulheres, apesar de desejarem a primeira comandante do "sexo frágil" na Casa Branca, não devem ver, ao menos agora, seu sonho realizado, pois pelo que a maioria da sociedade sinaliza, a Casa Branca deve ganhar tons pretos em busca da construção e solidificação de uma nação que se julga dona do mundo atual e representa os melhores exemplos de sociedade organizada do globo, mesmo que para isso tenhamos que ignorar acontecimentos como maníacos invadindo universidades e matando uma série de jovens e depois cometendo suicídio.

Enfim, a eleição americana ainda vai render muito pano pra manga. Vamos pagar pra ver. De qualquer forma, o novo Presidente vai encarar dois grandes problemas: a crise econômica e o problema da imigração ilegal no país. Entretanto, importante mesmo nisso tudo é saber de que lado nosso excelentíssimo Presidente (o Sr. Lula Molusco) estará ao final de tudo isso: se do nosso ou abrindo espaço para o novo comandante da América (pelo menos do Norte).

Abaixo imagens dos presidenciáveis:



Obama e Hillary Clinton se cumprimentam nas prévias eleitorais dos Democratas.


John McCain ainda corre contra o favoritismo dos Democratas, buscando apoio do atual Presidente para manter os Republicanos no poder por, pelo menos, mais 4 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, faça diferente, participe do debate!