domingo, 1 de junho de 2008

Napoleão Bonaparte em Pernambuco


Pouca gente sabe que o famoso general corso e mito da História Francesa, Napoleão Bonaparte, tinha planos para desembarcar em Pernambuco, vindo do exílio da Ilha de Snata Helena, que fica no Oceano Atlântico, próxima à costa da África. O plano só não se realizou por conta do fim da famosa Revolução dos Padres ou Pernambucana de 1817, cujos revolucionários tinham ambições republicanas fortes e desejavam contar com a figura do imperador para tal.


Quem nos conta essa história é Ferreira da Costa, historiador, em um artigo entitulado "Napoleão I no Brasil - tentativa de evasão do prisioneiro de Santa Helena concertado no entre emigrados franceses nos Estados Unidos e agentes da revolução pernambucana de 1817". Apesar de não ter sido colocado em prática, o plano era, no mínimo, ousado. Publicado em 1886, o artigo mostra que o então revolucionário Antônio Gonçalves da Cruz, conhecido pela alcunha de Cabugá, foi aos Estados Unidos conseguir recursos e armamentos para os revolucionários e teria em Washington se encontrado com um dos exilados da Batalha de Waterloo (Bélgica, 1815), a qual decretou a derrota do imperador e seu posterior exílio na Ilha de Santa Helena. A idéia era libertar Napoleão e levá-lo junto a uma grande leva de imigrantes a Pernambuco, fazendo com que o mesmo ajudasse na revolução e posteriormente retornasse à França.


Entretanto, o plano fora descoberto por oficiais ingleses e franceses, que imediatamente alertaram as autoridades de seus países em busca de evitar tal acontecimento. Até mesmo o irmão mais velho do Imperador, José Bonaparte, que governara a Espanha na época em que Napoleão impôs o famoso Bloqueio Continental à Europa, participaria da fuga. O artigo nos diz as seguintes palavras: "Assegura-se que José Bonaparte ocupa-se desde alguns meses com o projeto de raptar seu irmão da Ilha de Santa Helena, tendo um coronel, Latapie, já partido para Pernambuco com 32 homens [...]."


O governo de Pernambuco, sabendo da presença de Latapie, mandou que ele e seus homens fossem enviados ao Rio de Janeiro para serem deportados do país. Acabava então o plano ousado de resgatar o Imperador, que anos mais tarde (1821) viria a morrer na própria Ilha, de hemorragia causada por uma inflamação no esôfago. Os restos mortais do mesmo deixaram a Ilha em 1840 e foram levados ao Panteão dos heróis franceses, onde acredita-se que estejam até hoje em dia.

Um comentário:

  1. Uma história fantástica como esta, deixa em xeque
    o fato da história da inconfidencia mineira ser tão mais conhecida do que o da inconfidencia pernambucana de 1817.

    ResponderExcluir

Comente, faça diferente, participe do debate!