segunda-feira, 23 de junho de 2008

Queimando a fogueira

O São João chegou e, como não poderia deixar de ser, teve gente me pedindo uma postagem de feriado falando um pouco sobre a festa. Vamos ver senão primeiro que, por estarmos no Nordeste, a tradição é forte e aqui, mais do que em qualquer canto do país, a festa ganha contornos especiais, chegando a durar mais de um mês. Essa comemoração toda concentrada aqui no Nordeste, entretanto, não é por acaso.

As origens desses festejos remetem a datas mais antigas, possivelmente durante a Idade Antiga ainda, quando os habitantes do Hemisfério Norte se concentravam em torno de fogueiras para comemorar a chegada do solstício de inverno. Outra versão fala de práticas pagãs dos tempos medievais, onde as pessoas acendiam fogueiras para homenagear os deuses pela fartura da colheita, o que depois foi transformado pela Igreja Católica num culto em homenagem aos santos já conhecidos destas festividades: João, Antônio e Pedro.

Aqui na América, a festa começa a ser celebrada com a chegada dos colonizadores, sobretudo portugueses, que associam a prática com a época da colheita do milho das civilizações nativas. Eis aí também o porquê de termos esta variedade enorme de pratos típicos de milho na culinária junina.

Como não poderia deixar de ser, espero que todos tenham um bom São João e São Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, faça diferente, participe do debate!