segunda-feira, 23 de junho de 2008

A Outra




Estive no dia de ontem acompanhando, com muita ansiedade, o primeiro fim de semana de estréia do filme "A Outra" (2008), que mostra como aconteceu a chegada da família Bolena aos altos cargos da corte inglesa durante o século XVI e notei algumas coisas bem interessantes no filme, cujo vou recomendando que seja assistido por vocês desde já, pois é uma excelente obra do cinema hollywoodiano.

A imagem central do filme gira em torno da figura de Ana Bolena e sua irmã Maria, duas jovens de família burguesa que espera conseguir privilégios ao casar as meninas com nobres, ascendendo socialmente e economicamente. Contribui para o fato o problema sofrido pelo casal Tudor, Henrique VIII e Catarina, cuja rainha não consegue lhe dar um filho varão, o que permitiria a continuação da dinastia no poder da Inglaterra.

Por meio de uma colcha de intrigas e armações, Ana Bolena, depois de exilada, consegue trair os seus mais queridos, confundir a cabeça de Henrique VIII e fazê-lo proclamar a famosa religião Anglicana, rachando um país que tinha estabilidade política e financeira, tornando-se rainha a partir do momento que Henrique VIII anula seu casamento com Catarina de Médici na esperança de ter em Ana o que não pôde com a antiga rainha: um varão.

Entretanto, como é vítima da sua própria rede de intrigas, Ana Bolena fracassa em suas pretensões e não consegue fazer aquilo que fora prometido ao rei. Acaba, desesperada, por procurar ajuda junto aos irmãos, mas é acusada de traição por sua cunhada, uma vez que pensou ter visto Ana deitar-se com seu irmão em busca do filho homem para Henrique VIII. Julgada e acusada, Ana acaba executada e a Inglaterra mergulhada num tempo de incertezas e dor que levará a futura rainha Elizabeth I a ter muito trabalho para pacificar o reino.

Ironia ou não do destino, Elizabeth I é filha do casamento entre Henrique VIII e Catarina de Médici, a legítima rainha deposta injustamente pelos caprichos de Ana Bolena. O reinado de Elizabeth I coincide com o último herdeiro dos Tudor, um vez que depois será a ver da família Stuart da Escócia assumir o trono, pois Elizabeth I, conhecida como a Rainha Virgem não dará à Inglaterra filhos.

Enfim, entre um misto de paixão, drama e aventura, o propósito do filme se cumpriu. É um excelente elemento para entender uma época de amor, ressentimento e ódio que marcou para sempre a história da Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, faça diferente, participe do debate!