sexta-feira, 20 de junho de 2008

Guerra Civil Espanhola - 69 anos depois

O Governo Espanhol, em nome do primeiro-ministro José Luiz Rodriguez Zapatero, decidiu trazer à tona fotos que foram tiradas durante a famigerada Guerra Civil Espanhola (1936-39) e que matou mais de 1 milhão de pessoas numa disputa pelo poder onde os nacionalistas de Francisco Franco venceram aos republicanos.

A intenção de liberar as fotos (em torno de 3.051) é para que parentes desaparecidos sejam buscados por seus familiares e resgatem um pouco da história do país, que ficou arquivada até 1975, ano em que Franco faleceu, pondo fim ao regime fascista no país e restaurando a Monarquia Parlamentarista.

Se é tarde ou não para resgatar a memória, as imagens ajudarão, ao menos, o público mais jovem a entender, na prática, um dos maiores horrores da história de seu país e, com certeza, da humanidade.

Segue link para a matéria e para algumas das fotos: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/06/080619_espanhaanelise.shtml

OBS: Aos que desejarem entender mais sobre o conflito, fica a dica de um excelente filme, de produção espanhola, que retrata muito bem o que foi esse acontecimento histórico - Las 13 Rosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, faça diferente, participe do debate!