domingo, 6 de julho de 2008

Sensualidade Bíblica

Por mais tradicional que seja, atravessando séculos e marcando sua importância nas sociedades oriental e, especialmente, ocidental, a Bíblia mostra a cada dia surpresas que nos deixam cada vez mais interessados por analisar este livro tão particular das culturas humanas mais remotas. Como o título da postagem sugere, atualmente a discussão gira em torno de que o livro dos Cânticos fora produzidos por mulheres, em especial depois da fuga do Cativeiro da Babilônia (quando os hebreus foram libertados com a ajuda do rei Ciro, o Grande da Pérsia).

O livro traz uma série de poemas falados por mulheres que remontam pensamentos voltados à sensualidade, amor, procriação e união conjugal. Essa visão, segundo importantes rabinos e teólogos atuais mostra que se fez muito necessária, uma vez que houve um sentimento de repulsa muito grande pelas mulheres entre os hebreus após a fuga do Cativeiro da Babilônia, por questões de impureza feminina, especialmente.

Rabi Akvá, um importante rabino, mostra que existem também outras hipóteses em torno do fato, como por exemplo, que o livro teria descrito vários amores pelos quais o rei Salomão (950 a.C.) teria passado antes de morrer; ou até mesmo o caso existente entre seu pai, o rei Davi e Betsabéia, uma mulher casada que deu a luz ao futuro rei num envolvimento com Davi. Entretanto as visões são muitas e, conseqüentemente, as explicações também.

O livro tem a intenção, especificamente segundo os estudiosos do mesmo, é de mostrar que uma sociedade como a hebraica pautou perfeitamente as diferenças entre a fraternidade e o amor como elementos necessários a uma união estável, sem hipocrisias. Uma sociedade machista, vista sempre como patriarcal, agora teria dons matriarcais importantes, visto que se a missão da Igreja sempre foi perpetuar o amor, eis a forma mais pura e primitiva de vê-lo segundo escritura sagrada.

Para quem quiser dar uma olhada na matéria, veiculada na área de Ciência e Fé do portal G1 da Globo.com, segue o link: http://g1.globo.com/Noticias/0,,MUL637343-9982,00-BIBLIA+CONTEM+ANTIGO+POEMA+EROTICO+JUDAICO+CUJA+ORIGEM+DESAFIA+ESPECIALISTA.html

Um comentário:

  1. Diogo, grato pela postagem.
    Pelo visto compartilhamos o gosto pela História e a torcida pelo Glorioso Sport Club do Recife.
    O blog em breve será atualizado, já estou com duas postagens quase prontas, aguardando o final de julho (fim das férias escolares), claro que adicionarei o link deste blog fantástico.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Comente, faça diferente, participe do debate!