terça-feira, 22 de julho de 2008

Educar é uma arte!

O título da postagem, por mais belo e filosófico que possa parecer, nem sempre representou uma realidade. A História nos mostra exemplos curiosos de maneiras de educar na Antigüidade e é justamente sobre um desses tipos de educação que vamos falar hoje.

A Mesopotâmia, de tantas recordações como as operações matemáticas, a criação do arco na arquitetura, o estabelecimento do primeiro código de leis do mundo, também teve um sistema educacional bastante controverso para o que se tem hoje em dia como conceito de "educação ideal". A escola dos tempos mesopotâmicos recebia o nome de Eduba e era uma escola aparentemente normal com bancadas para o estudo, alunos e professores. Os métodos usados e as disciplinas eram a diferença.

Enquanto estudantes, meninos e meninas se misturavam numa sala de aula onde aprendiam, principalmente, conhecimentos sobre poesia e escrita, matématica, história e geografia do local onde viviam. Havia uma grande preocupação em manter vivas as tradições e por isso a figura do rei e, é claro, a religião eram elementos imprescindíveis. Sobre o professorado, era um corpo seletivo, geralmente escolhido entre os sacerdotes ou classes mais abastadas, que tinham domínio do cuneiforme (forma de escrita) e conhecimento suficiente da história de seu povo.

Entretanto nem só de flores vivia a educação no passado. Havia, como hoje em dia, uma grande quantidade de alunos indisciplinados, que por vezes desafiavam a autoridade dos professores e brincavam em suas aulas, o que era totalmente repudiado pelas regras da época. A punição, além de uma humilhação perante toda a classe, era a marcação por castigos físicos provocados por espécies primitivas de palmatórias ou varas verdes e eram aplicadas diretamente pelos professores. Os pais dos alunos, por terem igualmente dado uma educação doméstica deficitária aos mesmos, também eram punidos.

O tempo passou, a educação se modificou e aqueles que também a compõem da mesma forma. Porém percebe-se que mesmo com a "evolução" da educação, algumas arguras do tempo ainda permanecem: a indisciplina é uma delas. A História, nesse caso, que deveria cumprir sua função de "professora do tempo", tirou nota abaixo da média nesse quesito.

Em tempo, aviso a meus alunos que não procederei de acordo com o passado ok? :)

2 comentários:

  1. ashiAUSHiauHSUShaIUHSiuaH

    Acho que o radier deveria aderir a esses tipos de punição! kkk

    ResponderExcluir
  2. Olhe, eu estudei em colégio de freira e lá tinha algo chamado: LIVRO NEGRO. Pense no medo de entrar nesse livro! E claro, tinha uma irmã que cuidava da gracinha de livro, era ela que colocava os nomes lá. Depois foi aquela choque de estar no Colégio de Aplicação e depois Escola técnica e aí a liberdade era tanta que a gente tinha até que ter responsabilidade ... :)

    Beijos!

    ResponderExcluir

Comente, faça diferente, participe do debate!