sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Rapidinhas da História

Curiosidades sempre são bem-vindas, ainda mais quando nos despertam para novos olhares sobre coisas do cotidiano que realmente passam despercebidas. Hoje coloco algumas para vocês que achei de bastante valor:

Curiosidade 1: Creme de Maionese

O tão apreciado creme de maionese tem sua origem ligada à corte francesa do Cardeal Richelieu, ainda no século XVI. Em campanha contra a Inglaterra, numa das batalhas feitas na província de Mahonese, o banquete servido ao cardeal incluía uma mistura que, originalmente, levava ovos, leite e outros ingredientes, entretanto o leite havia acabado e o cozinheiro chefe colocou óleo na mistura, produzindo um creme pastoso e consistente, que foi salgado e servido. Estava pronta uma das maiores iguarias ao longo dos tempos. Porém o creme só se popularizou no início do século XX, quando um alemão decidiu servi-lo em sua quitanda.

Curiosidade 2: A primeira geladeira

As geladeiras são hoje um bem de consumo durável que acabaram se tornando altamente necessários nos lares mundo afora. Porém o surgimento deste tipo de eletrodoméstico está ligado ao processo de manutenção das carnes por mais tempo do que era empregado desde a Antiguidade até o século XIX. Chegando como uma inovação e sendo inventada no Norte da Europa, notadamente na Dinamarca, a geladeira demorou a se fazer presente nos lares, tendo aparecido pela primeira vez nas casas no Reino Unido, França e Estados Unidos apenas depois da primeira década do século XX. No Brasil, a primeira geladeira chegou em 1919 e foi usada em um frigorífico (na época ainda chamado de açougue).

3 comentários:

  1. eu vi um livro na cultura que lembrei de ti... o título era mais ou menos assim: como fazíamos sem
    e fala como era antes dos óculos, da cama, da geladeira, da tv, do telefone, da anestesia, da privada :þ huahuahuahueueuha
    bjs!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Como eram conservados os alimentos antes da invenção da geladeira?

    ResponderExcluir

Comente, faça diferente, participe do debate!