domingo, 16 de novembro de 2008

Liberdade a quem já morreu??

Ontem me deparei, assistindo ao Jornal Nacional e lendo os jornais da web, com uma notícia que me deixou perplexo por dois motivos que explico mais abaixo dessa postagem: deram ao ex-presidente João Goulart, o popular Jango, a anistia política depois de 30 longos anos.

O decreto foi feito pelo presidente Lula no Congresso da OAB em Natal-RN no dia de ontem, 15 de novembro de 2008, feriado (?) em comemoração à Proclamação da República. Justificou nosso belíssimo presidente que essa era "uma representação da Democracia, da Liberdade e do reconhecimento aos grandes feitos desse estadista maravilhoso". Isso, na minha ótica, representa uma das maiores VERGONHAS de nossa história, tão marcada por episódios pífios e mascarados. Vou explicitar por quê.

Em primeiro lugar, o ex-presidente João Goulart ESTÁ MORTO DESDE 1977, ou seja, demoramos mais de 30 ANOS para dar a liberdade a alguém que foi ASSASSINADO pelos militares na Operação Condor quando de seu exílio no Uruguai. Jango realmente voltou ao Brasil antes do tempo, porém MORTO. De tanto lutar por vias legais por sua liberdade, nunca conseguiu o reconhecimento dos dirigentes do país, que o consideravam uma ameaça à ordem só porque o mesmo queria ver o Brasil um país com mais justiça social, economia planejada e menos corrupção. Lamentável.

O segundo ponto gira em torno da burocracia existente em nosso país. É inadimissível que um país como o Brasil, que deseja a cada dia uma emergência rumo aos grandes do mundo se posicione dessa maneira quando o assunto política é sério. É uma vergonha querer fazer justiça e limpar a sujeira da história marcada pelo descaso e pela falta de critério apenas 30 anos depois quando na época todos sabiam da verdade. A cada dia eu vejo a política brasileira caminhando para uma incerteza e uma falta de razão cada vez maiores, onde as idéias não são nada coerentes e acabam por tornar o país um poço de ambivalências, ou seja, de duplos significados. É aquela velha história: você morde, depois assopra.

De qualquer maneira, Jango, que descansa em paz, está anistiado e seu espírito pode descansar sob a sombra da justiça que um dia o condenou injustamente e como diz Elis Regina, o fez "partir num rabo de foguete" para voltar num paletó de madeira.

3 comentários:

  1. nessas horas que é melhor ficar calado, n é não?

    ResponderExcluir
  2. É foda mesmo... Concordo com Magna, melhor ficar calado...
    Diogo como sempre criticando Lula de alguma forma! AHsiusahiusah :D

    ResponderExcluir
  3. Diogão, vê... Criei um blog, dá uma olhadinha quando tiver um tempinho.

    http://igorpolimeni.blogspot.com

    Adiciona a teus favoritos.

    ResponderExcluir

Comente, faça diferente, participe do debate!