terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Centenário de Vitalino

Nesse ano de 2009, a cultura pernambucana está mais uma vez voltando sua memória a seus artistas que fizeram renome internacionalmente. Em julho, Caruaru estará em grande festa com as comemorações pelo Centenário do nascimento do famoso Mestre Vitalino.

Vitalino nasceu de família humilde e que trabalhava com o massapê (tipo de solo barroso encontrado no Nordeste) fazendo esculturas e vasos. Logo, o garoto tomou gosto pela arte familiar e começou a mostrar seus primeiros dons artísticos ainda aos 12 anos. Depois, aos 15, interessou-se pelo forró, formando um trio pé-de-serra com mais 2 parentes. Mas foi no ramo da arte cerâmica que ganhou notoriedade mesmo.

Em 1956, a obra de Vitalino deixou o Nordeste e ganhou o mundo. O Museu do Louvre, em Paris, guarda exemplares dos famosos bonecos de barro feitos pelo mestre ainda em sua primeira fase, quando não tinham cores nem muito menos detalhamentos mais específicos, como os contornos dos olhos e bocas. Rapidamente espalhou-se pelo Brasil a fama de Vitalino com um homem que retratava através da arte os assuntos cotidianos, o sofrimento e o modo de vida do povo nordestino, bem como aspectos culturais de Pernambuco e outros estados.

Vitalino deixou um imenso legado, é inegável reconhecer isso. Sua obra ainda hoje desperta curiosidade, beleza e fascinação. É o resultado da mistura perfeita entre a sabedoria popular e a técnica criativa do ser humano, culminando num momento artístico que transpassa o tempo e a memória, caracterizando um povo, uma região, uma cultura.

A homenagem do prefeito José Queiroz é bastante oportuna e Caruaru, certamente, honrará com todos os méritos seu mais ilustre representante popular.

OBS: Vitalino morreu em Caruaru, no Alto do Moura, no mesmo local onde hoje funciona a Casa-Museu do Mestre Vitalino. Em tempo, sua obra pode ser vista não somente em sua cidade natal, como também no acervo do Museu do Homem do Nordeste, que fica na Fundação Joaquim Nabuco, Av. 17 de Agosto, Casa Forte, Recife-PE.

3 comentários:

  1. Caro colega, caso já não conheça, convido-o a uma visita em meu blog,

    umprofessordehistoria.blogspot.com

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Homi... Vitalino era um cabra bom!!! Historia muito legal... Quem comentou comigo um dia desses foi Genaro... Ele sabe tudo decoradin... La no meu interior nos gostava-mos da obra de Mestre Vitalino :D

    Abraço Diogo!!!

    ResponderExcluir
  3. É gratificante ver como o Nordeste é plenamente possível, apesar de qualquer coisa. Vitalino é totalmente avant-garde! E sempre o será! Hail to the master!

    ResponderExcluir

Comente, faça diferente, participe do debate!