quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Carnaval ao som da Rabeca

Soube na manhã de hoje, vendo os jornais da capital e os sites da internet, que o Bal-Masqué 2009 homenageará ninguém menos que Mestre Salustiano, famoso puxador de Cavalo Marinho do espaço Lumiara Zumbi que, infelizmente, nos deixou em novembro de 2008.

A homenagem é mais do que justa. Ninguém lutou tanto para deixar vivo o espírito do Cavalo Marinho, folguedo popular tradicionalíssimo da cultura pernambucana, como Mestre Salu. Ensinando a arte da rabeca (violino feito de madeira de onde se tiram sons agudos) aos seus filhos e demais interessados que compareciam ao espaço pelo menos uma vez por mês, Salustiano destacou-se também por levar nossas tradições para além-mar, tocando no velho continente e em outras partes da América. Evidente que Salu não é o único mestre rabequeiro ou de Cavalo Marinho em Pernambuco, mas é, ao menos, o mais conhecido.

É interessante analisarmos a estrutura do Cavalo Marinho, uma festa popular, onde através de uma grande encenação feita ao ar livre e com a participação direta da platéia no elenco, a duração pode chegar a ter 8 horas (com intervalos, claro). Personagens conhecidos como Babau, Capitão Tiridá, Bastião, Matheus, Catirina, entre outros dão ao folguedo um tom satírico e ao mesmo tempo popular, buscando identificar-se com cada elemento que forma o povo nordestino. Durante a festa, há muita bebedeira, contam-se causos populares e dança-se bastante também.

Seu legado merece ser reconhecido e transformado, para que sobreviva forte na cultura do estado por, pelo menos, mais 100 anos. Os que aprenderam e tiveram a mesma alegria que o "Mestre da Rabeca" estão, com certeza, tendo a mesma luta e o trabalho que Salu teve: lutar contra o esquecimento, a desvalorização da cultura e, principalmente, a falta de incentivo financeiro para realizar projetos sociais envolvendo a cultura e a formação cidadã.

E vamos lá pular ao som da rabeca o nosso carnaval...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, faça diferente, participe do debate!