quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

El Estado Soy Yo!

O título da postagem não é mera semelhança com qualquer frase conhecida. Fiz propositalmente uma referência ao dito famoso do rei francês Luís XIV de Bourbon para relembrar um fato histórico importante para a constituição do poder político no mundo desde a Idade Moderna: o Absolutismo Monárquico.

Relembrando rapidamente, tivemos no Absolutismo um sistema constituido pelos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário concentrados nas mãos do soberano, homem de valor, preparo e caráter que era apoiado mediante filosofias e interesses de outras classes sociais como a burguesia e a Igreja Católica. Mais de quatro séculos  se passaram e parece que ainda existem vestígios desse sistema no mundo ainda hoje, salvaguardando suas particularidades, claro. É o caso do nosso vizinho próximo na América do Sul, a Venezuela.

O referendo político realizado no último domingo apontou que o atual presidente (ou seria ditador? Ou até mesmo Monarca?) Hugo Chávez está se perpetuando no poder cada vez mais. Agora, o povo venezuelano (ou diria súditos de um rei louco?) acataram a decisão de estender o mandato de Chávez até, no mínimo, 2039, quando acredita-se realizar outro referendo para definir os rumos políticos de um país que vive economicamente quase que essencialmente dos lucros produzidos pela venda de petróleo e gás natural, ambos sob controle da estatal PVDSA.

A comparação não é uma coisa absurda. Podemos perceber que Chávez retoma princípios dos antigos monarcas, como a preparação para governar, reunir condições para evitar que o país mergulhe no caos financeiro (onde já está!) e principalmente, mantenha seu povo em condições de continuarem tendo suas vidas normalmente, sem o assombroso fantasma do desemprego ou das altas taxações sobre impostos. Até onde ele alimentará essa loucura, pouco se sabe, o fato é que a cada ano que passa, ele toma mais gosto por essa "Teoria do Poder Temporal Perpétuo".

Luís XIV foi o maior rei europeu até hoje, sem sombra de dúvida. O mesmo consenso não vale para Chávez, que antes de ser um governante sensato, preparado e justo é um ditador que possui um egocentrismo maior do que sua função. Pessoalmente, comparando os dois ícones (dois??), temos aí sim um erro crasso para a História que faria o nobre rei contorcer-se em sua sepultura.

6 comentários:

  1. Parece que Chávez quer se assemelhar ao Imperador Napoleão, quando o francês, através de um plebiscito fez valer a sua vontade e modificou a Constituição da França para tornar-se imperador. No caso da Venezuela, ainda que Chávez seja um bom presidente, a falta de rotatividade no poder é negativa uma vez que a Democracia reside na pluralidade de ideias e na igualdade de oportunidades para todos os grupos políticos.

    ResponderExcluir
  2. O comentário "a falta de rotatividade no poder é negativa uma vez que a Democracia reside na pluralidade de ideias e na igualdade de oportunidades para todos os grupos políticos" apesar de válidado por grande parte da sociedade atual (e aí me incluo), não pode ser usado como premissa para justificar ou legitimar uma crítica feita exclusivamente ao sistema (político-econômico-social)Venezuelano atual, visto que este mesmo sistema se enquadra (ambiguamente) noutro, o "sistema-mundo" que, mesmo denominado democrático, possibilita, já há muito tempo, a permanência de uns no poder e os privilégios de um grupo em detrimento de outros.

    E vale lembrar que Napô, apesar de tirano (como o "nosso" Hugô) instituiu a educação pública para a população francesa.

    Pense grande, meu caro desconhecido, pense grande!...

    saudações, gepeto
    gepetodepreto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. A mochila da história bem que poderia ser como uma bolsa de Gato Félix, para não apenas armazenar fatos jornalísticos e comentários neoeditorialjornalísticos bloguísticos, mas também livros, e muitos!

    do mesmo gepeto d'antes

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Nossa! Nunca mais tinha entrado aqui!
    Muitos posts novos!

    Quanto ao post atual, é uma comparação bastante ousada, porém repleta de fundamentos...

    Parabéns pelo post!

    O bom de entrar neste blog é que agente fica por dentro de várias coisas da atualidade, já que eu não curto muito ler Jornal... ahisuhasiuhaiushiuas :P~

    Óaa! Finalmente meu blog está atualizado! aSHiAUSHisau
    Tirei um tempinho postar e caminhar pelos blogs da vida!

    ResponderExcluir

Comente, faça diferente, participe do debate!