sábado, 15 de maio de 2010

A incrível arte de copiar

Observando as formas como os povos antigos inventaram seus meios para facilitar sua evolução e afirmação de suas culturas, me convenço cada vez mais de que não existiu povo na Antiguidade mais capaz de copiar e aperfeiçoar modelos como os romanos. Desde armas, técnicas e vestuário, até a mitologia, os romanos foram capazes de reelaborar, de acordo com sua utilidade, os modelos preexistentes na humanidade.

Alguns autores estudiosos defendem, pela incrível capacidade de desenvolver armas como as fortalezas móveis de combate, as catapultas e os lançadores de dardos a capacidade romana em inventar. Eu observo que os romanos, na verdade, são povos práticos que tentaram reinventar modelos até então vistos como eficazes em busca de eficiência para suas atividades cotidianas, especialmente a expansionista.

Não somente na arte da guerra, mas principalmente na arte cotidiana os romanos destacaram modos de vida, comportamentos e expressões que já existiam desde a Grécia Antiga: as casas de banho e termas serviam como mercados, estalagens e até mesmo prostíbulos, buscando uma maior sociabilidade entre os cidadãos que aprenderam a luxúria e o poder como padrões sociais de um povo que se julgava "o centro do mundo antigo conhecido".

Como popularmente dito, "na natureza nada se cria, tudo se copia"; Penso que esse ditado reflete bem os romanos em muitas de suas práticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, faça diferente, participe do debate!