quinta-feira, 12 de novembro de 2009

É mais antigo do que as mulheres pensavam...

É fato que toda mulher, ainda adolescente, fica incomodada com uma coisa chamada de ciclo menstrual. Fator causador de vários efeitos colaterais, a substituição hormonal feminina também foi um tormento para as mulheres no passado e a História atesta isso em suas páginas culturais.

Ainda por volta do ano 2000 a.C. já eram conhecidas na China técnicas para tentar controlar o fluxo sanguíneo proveniente da menstruação. Os primeiros absorventes eram feitos com volumosos chumaços de algodão amparados por pedaços de madeira em forma de minicubo, suficiente para que a mulher colocasse entre as coxas e pudesse deslocar-se sem problemas, ao mesmo tempo convivendo com o "incômodo sangramento".

Após a mudança das etapas da História, as técnicas foram as mais diversas: desde chás e bebidas que prometiam retardar o ciclo e as dores, até compressas com toalhas quentes, chegamos ao século XIX, onde o absorvente fez as coisas parecerem mais simples. Embora os primeiros absorventes não tenham sido no tamanho ideal e dado o conforto necessário às usuárias, não podemos negar a melhoria das formas de conviver com as alterações corporais femininas.

O século XX, século das invenções marcado pela alta tecnologia até então na História, aperfeiçoou os materiais e deu o tão sonhado conforto aos absorventes com a técnica das abas duplas. Hoje, apesar do "problema" ser tão antigo, as mulheres agradecem à indústria pela tentativa de lhes facilitar o convívio com esta etapa biológica.

Um comentário:

  1. Pooooorra!
    Do caralho a abordagem!
    Como sempre, o Mochila surpreendendo com seus temas curiosos e variados!
    Parabens mais uma vez! =D

    ResponderExcluir

Comente, faça diferente, participe do debate!